Congresso Nacional de Engenharia
de Segurança do Trabalho

Regras pra Submissão

1. Informações gerais
• O(a) autor(a) responsável pelo envio e apresentação do trabalho, deverá estar com a sua inscrição devidamente paga (modalidade presencial ou modalidade virtual congresso + minicurso);
• Cada autor poderá enviar no máximo 03 (três) trabalhos;
A data limite para o envio será até as 24:00 horas do dia 17 de outubro de 2021;
• O preenchimento e envio será exclusivamente por meio eletrônico;
• Os trabalhos poderão ser apresentados de forma presencial sob a forma de Banner ou Oral virtual (vídeo gravado);
• São de responsabilidade dos autores as opiniões emitidas, conteúdo, adequação das normas, a procedência de citações bibliográficas, bem como a clareza textual e correção gramatical.
• Leia atentamente as orientações sobre o processo de submissão e as regras de formatação, visando garantir o envio correto do resumo do trabalho científico.

2. Submissão
• Serão aceitos trabalhos para as seguintes áreas:
   - Saúde Ocupacional;
   - Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho;
   - Riscos Ocupacionais;
   - Higiene Ocupacional;
   - Ergonomia;
   - Meio Ambiente do Trabalho;
   - Psicologia do Trabalho;
   - Outros temas ligados à Saúde e Segurança do Trabalhador.

Observações:
- Os trabalhos deverão ser submetidos ao e-mail: trabalhos23conest@gmail.com
No corpo do e-mail de envio do trabalho, deverá ser identificado:
- Área, Título do trabalho, Nome completo dos autores, CPF dos autores para emissão de certificados, Instituição vinculada de cada autor, além de sugerir se o trabalho será apresentado em formatação banner ou oral.

O fornecimento do CPF do(a) autor(a) e todos os coautores, faz-se obrigatório.

• Para submissão do arquivo em Word:
- O Resumo deverá ser expandido, ocupando, no mínimo, 3(três) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo Texto, Gráficos, Tabelas e/ou Figuras;
- Título do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado;
- Nome dos autores, Intituição e email, devem estar em fonte Times New Roman 10, itálico e justificado;
- Ser digitado em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e inferior, esquerda e direita com 2,5 cm;
- As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
- A nomenclatura científica deverá ser usada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas deverão seguir o Sistema Internacional.

• Os resultados devem ser expostos de modo claro e a conclusão baseada nos dados apresentados. Resumos incompletos (exemplo: “Os resultados serão apresentados e discutidos…”) não serão aceitos para apresentação.
• O cronograma das apresentações dos resumos aprovados será divulgado no site do evento.

3. Orientações para a apresentação oral
• A apresentação será por meio virtual, utilizando-se slides em modelo padrão.

• Cada trabalho será apresentado por um vídeo previamente gravado pelos autores do trabalho (10 minutos de duração), com 5 minutos de discussão ao vivo (após apresentação da gravação), entre os moderadores e o apresentador do trabalho. Esta gravação deverá ser enviada 10 dias após o recebimento via e-mail do aceite do Resumo Expandido submetido ao evento;
• Você pode utilizar a ferramenta de sua preferência, porém recomenda-se que utilize ferramentas como o PowerPoint;
• Utilize os slides de apresentação e grave sua webcam em conjunto.

• Não será aceito apresentação por terceiros que não sejam identificados como autores. Se o congressista inscrito como apresentador, estiver impossibilitado por qualquer razão, de apresentar o seu trabalho, o mesmo poderá ser substituído por qualquer outro autor do trabalho;
• O cronograma das apresentações será divulgado no site do evento.
Todas as apresentações ocorrerão via plataforma, a ser divulgada previamente.

4. Orientações para apresentação sob a forma de banner
• O banner deverá contemplar os seguintes tópicos:
- Título e autores (Respectivas instituições e e-mail);
- Resumo e Palavras-chave;
- Introdução;
- Metodologia;
- Resultados e Discussão;
- Conclusões;
- Referências.
• Tamanho do banner: Largura – 90cm; Altura – 120cm; Fundo branco, o logotipo do evento deverá constar na parte superior do banner (alinhado à esquerda).

• O texto do Banner deve ser legível a uma distância de pelo menos 1 m;
• Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis;
• Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o banner despertar o interesse do público;
• A fixação do banner será feita no local a ser indicado pela Comissão Científica; • É obrigatório que:
a) Um dos autores do trabalho permaneça junto ao banner SEGUINDO OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA, durante todo o tempo da apresentação (10 minutos), para responder às questões do avaliador e dos interessados (5 minutos);
b) O título do trabalho no banner deve ser idêntico ao título do trabalho submetido ao evento; • É proibida a apresentação:
a) por terceiros;
b) utilizando-se de equipamentos, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão, sem prévia autorização da Comissão Científica.

IMPORTANTE:
• É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) cadastrar corretamente seu endereço de e-mail, certificar-se do recebimento das notificações de submissão (verificar também a caixa de spam) e, em caso de não recebimento de aviso, entrar em contato com a comissão científica do evento.

5. Avaliação e Premiação
• Cada trabalho, de acordo com o tema escolhido pelo autor, será avaliado por um revisor indicado pela Comissão Científica do evento;
• Os critérios de avaliação dos trabalhos ficarão a cargo da comissão científica;
• A comunicação da aprovação do trabalho será divulgada através do e-mail do(a) primeiro(a) autor(a);
• Os resumos aprovados serão publicados em ANAIS;
• Após as apresentações, a Comissão Científica irá selecionar os trabalhos (Oral e Banner) com destaques para recebimento da menção honrosa.

6. Certificação
Todo trabalho apresentado no evento em formatação banner ou oral, será certificado. O recebimento se dará no local do evento ou enviado por e-mail. O certificado conterá o nome de todos os autores indicados no momento da submissão.
Sob nenhuma hipótese poderá haver inserção de autores após a submissão do trabalho.

7. Envio dos resumos:
Os envios dos resumos deverão ser para o e-mail abaixo:
trabalhos23conest@gmail.com